Sinais Emocionais.
- kles Serviços
- 3 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

Irritabilidade
As oscilações de humor são uma característica típica da exaustão emocional. A pessoa convive com a sensação de estar no limite, como se qualquer novo problema fosse a gota d’água que ela não será capaz de suportar. Por isso, respostas atravessadas, reações explosivas e linguagem rude, desproporcional aos fatos, são comuns nesses momentos. Uma visão negativa sobre a vida gera certo desespero, e tudo parece pior do que de fato é, causando essa irritação constante.
Falta de concentração e memoria
Se você passou por um momento de exaustão emocional, provavelmente já percebeu que ele provoca uma dificuldade enorme de concentração. Você começa uma atividade e, quando se dá conta, a interrompeu porque o seu pensamento já está lá nos problemas novamente. A exaustão emocional consome tanta energia do cérebro que é como se ela faltasse para outras atividades mentais. A memória, por exemplo, começa a falhar, como se a mente estivesse dando sinais de cansaço.
Pessimismo
Como mencionamos acima, os momentos de exaustão emocional criam nas mentes das pessoas a ideia de que as situações estão muito piores do que de fato são. Em outras palavras, a pessoa se torna pessimista em relação a tudo. Assim, ela tem muito mais facilidade em identificar os problemas do que as suas possíveis soluções. Tudo é visto sob uma ótica negativa, como se fosse impossível encontrar aspectos positivos naquilo que se vê ou que se faz.
Desânimo
Em consequência do item anterior, surge o desânimo. Se tudo é negativo, tudo é problemático, e tudo vai dar errado, para que dar-se ao trabalho de tentar? Essa é a ideia que leva os emocionalmente exaustos ao desânimo. Falta motivação, falta coragem, enfim, falta vontade para fazer qualquer coisa, pois as perspectivas são sempre negativas. Isso ocorre tanto na vida pessoal como na vida profissional: os planos não saem do papel, pois tudo parece ameaçador e impossível.
Tristeza e Isolamento
Ao entrar nesse estado negativo, o indivíduo começa a sentir que as diferentes áreas da vida não saem do lugar. Essa sensação de estar preso e incapaz de agir o leva a ter problemas de autoestima, considerando-se um fracasso. Por isso, surge um estado de tristeza, medo, fraqueza emocional e a sensação de que todo mundo é mais capaz, inteligente e feliz do que a própria pessoa. Isso a conduz ao isolamento, pois ela não tem vontade de fazer nada, nem mesmo as atividades que antes lhe davam prazer.
Comments