Sinais Físicos
- kles Serviços
- 4 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

Fadiga
Conforme citamos acima, a exaustão emocional ocorre porque o cérebro gasta uma energia considerável vivenciando essas emoções intensas. No entanto, não podemos nos esquecer de que o corpo e a mente são um todo integrado. Por isso, se falta energia na mente, também pode faltar energia para o próprio corpo. Assim, a pessoa se sente exausta também fisicamente, como se não houvesse força no seu organismo para fazer o que precisa ser feito. A vontade é de sempre ficar deitado.
Dificuldade para dormir
A fadiga intensa geralmente nos leva à crença de que será mais fácil pegar no sono. Contudo, os casos de exaustão emocional têm mais esta adversidade: mesmo com a exaustão, a mente não para de pensar em cenários negativos, que nos mantêm cada vez mais alertas. Isso afasta o sono, gerando noites mal dormidas ou mesmo em claro. Assim, a pessoa fica ainda mais exausta e menos concentrada, em uma espécie de “círculo vicioso da exaustão”.
Dores de cabeça e musculares
As emoções negativas disparam sobre o organismo algumas substâncias, como a adrenalina e o cortisol. Elas promovem uma série de reações no seu corpo para se defender de possíveis ameaças, como a elevação da pressão arterial, a aceleração dos batimentos cardíacos e o tensionamento dos músculos. O problema é que os problemas de origem emocional não se resolvem com essa tensão física, de modo que surgem as dores de cabeça e nos músculos, como consequência da tensão.
Alterações Gastrintestinais
As substâncias citadas acima parecem ter efeitos também sobre o sistema digestório. Assim, a prisão de ventre e o efeito oposto, a diarreia, também podem ser comuns nos casos de exaustão emocional. Gases, dores abdominais e oscilações de apetite podem ocorrer também. Algumas pessoas comem mais em momentos de tensão emocional, enquanto outras perdem completamente o apetite. Essas alterações são respostas ao estresse.
Infecções mais frequentes
Por fim, as oscilações emocionais e tensões tendem a enfraquecer o nosso sistema imunológico. Isso significa que as células de defesa do organismo contra agentes invasores, como vírus e bactérias, ficam mais fracas. Em consequência, podemos afirmar que o estresse nos torna mais suscetíveis às doenças infecciosas, como gripes e resfriados, pois as nossas defesas naturais foram comprometidas.
É importante reconhecer esses sintomas o quanto antes e associá-los ao seu estado emocional. Antes mesmo que a situação evolua para um quadro de transtorno de ansiedade ou depressão, procure ajuda médica e psicológica. Esses profissionais certamente o ajudarão a sanar esses sintomas e também a cortar o mal pela raiz, o ajudando a lidar melhor com as suas emoções.
E você, ser de luz, já passou por algum momento de exaustão emocional? O que fez para solucionar o problema? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
Comments